As instalações de energia solar térmica utilizam o calor proveniente dos raios solares. Os raios do sol são concentrados através de refletores num absorvedor para aquecer um fluido que gera vapor de água usando um permutador de calor. O vapor de água utiliza-se para acionar as turbinas e os geradores, como nas centrais térmicas convencionais. As centrais de energia solar térmica incluem as centrais de energia solar de concentradores parabólicos, as centrais de energia solar com refletores Fresnel e as de torre solar. As centrais de energia solar de sistema de concentrador disco Stirling (dish Stirling) são uma variante especial onde a radiação solar concentrada aciona diretamente um motor Stirling que, por sua vez, aciona um gerador.
Em sistemas onde os raios solares são concentrados a partir de helióstatos em absorvedores em torres solares, os sistemas de seguimento dos espelhos devem ser movidos com alta precisão e exatidão. Os suportes dos rolamentos devem funcionar com a menor fricção possível e elevada rigidez.
Desempenho melhorado nos sistemas de seguimento com suportes de rolamento de alta precisão
Nos sistemas de seguimento utilizam-se rolamentos e casquilhos de fricção com semi-buchas livres de manutenção com uma camada de deslizamento de composto de metal-polímero. Nas estruturas de concentradores parabólicos de aproximadamente 200 m de comprimento, minimizam a torção do eixo longo, o que compromete o reflexo dos raios solares nos tubos do absorvedor.
A Schaeffler fornece, por exemplo, rolamentos rígidos de contacto angular com uma elevada capacidade de carga para os mecanismos de transmissão de dois eixos para helióstatos de 120 m². Estes componentes permitem suportar em segurança as altas cargas geradas pelo peso dos espelhos e pela força do vento. Isto significa que a central de energia solar segue com precisão o curso do sol.
Casquilhos de fricção
Rótulas
Rolamentos axiais de esferas de contacto angular
Com os rolamentos axiais de esferas de contacto angular AXS, a Schaeffler desenvolveu uma série de rolamentos com uma secção circular pequena que absorve cargas muito elevadas.
Entre as aplicações típicas estão os sistemas de ajuste dos refletores. Estes rolamentos facilitam o movimento do eixo azimute e do eixo de elevação nas unidades de acionamento de dois eixos.
Os rolamentos axiais de contacto angular AXS são compostos por anéis fino e mecanizados, entre os quais estão dispostas as gaiolas de plástico injetado com rolos cilíndricos. Podem suportar foras axiais, assim como forças radiais e momentos de inclinação. Quando montados em pares, transmitem com segurança cargas elevadas. Os rolamentos axiais de contacto angular são adequados para a disposição em O e a disposição em X.
Coroas rotativas
As coroas rotativas INA utilizam-se nas instalações fotovoltaicas para o alinhamento preciso dos refletores e coletores de grande tamanho como, por exemplo, nos sistemas de seguimento de dois eixos com dois acionamentos separados. No caso de acionamentos separados, as coroas rotativas são usadas nos suportes dos rolamentos dos eixos azimute.
As coroas rotativas INA são conhecidas em todo o mundo, como um produto de máxima qualidade na tecnologia dos rolamentos. Um único rolamento pode suportar de forma confiável cargas de momentos radiais, axiais e de inclinação. Por este motivo, é possível, em muitos casos, substituir os suportes de rolamentos que compõem uma combinação de rolamentos radiais e axiais por um único rolamento, apesar das cargas elevadas envolvidas. Isto reduz, em alguns casos consideravelmente, os custos e o trabalho requerido no desenho da construção adjacente e de montagem dos rolamentos.
As coroas rotativas são vedadas em ambos os lados e lubrificadas com massa lubrificante de alta qualidade. Podem ser lubrificadas através de bicos de lubrificação. Os anéis das coroas são fabricados sem dentes ou, para as soluções simples de acionamento, com dentes no interior ou no exterior. São ainda possíveis soluções especiais segundo as especificações do cliente. As coroas rotativas INA estão disponíveis com quatro pontos de contacto, em execução de uma e de duas carreiras e, como coroas de rolos cruzados.