Customer Success Story
Menos paragens não programadas, mesmo em zonas Atex


Vantagens
Alertas precoces em caso de alteração do estado
Maior segurança para os funcionários: uma aplicação mantém a equipa de manutenção informada sobre o estado da máquina em qualquer altura
Fácil de instalar e utilizar
Desafios
O processamento de colza explicado de uma forma simples
Após a entrega das sementes oleaginosas, estas são primeiramente limpas e armazenadas antes de serem prensadas. Os bagaços prensados e o óleo extraído são os produtos intermédios. A partir do bagaço prensado, são produzidas rações para animais sob a forma de pellets, enquanto o óleo vegetal ou o biodiesel são recuperados a partir do óleo extraído, dependendo do processamento e da refinação posteriores.
Numa das maiores refinadoras de óleo da Europa, 28 especialistas em manutenção da Viterra Magdeburg asseguram o bom funcionamento dos processos nas três fábricas da empresa. A empresa fabrica e produz biodiesel, pellets de farinha de colza e glicerina para as indústrias alimentar, de ração animal e cosmética. Para evitar paragens não programadas nos vários processos de fabrico, são feitas medições manuais a intervalos regulares em máquinas críticas para o processo.
Dois especialistas em manutenção explicam porque é que a equipa de manutenção da Viterra Magdeburg também estava à procura de uma solução alternativa de monitorização adicional:


Solução
Os especialistas da Schaeffler recomendaram a solução de Condition Monitoring OPTIME. Esta solução escalável consiste em sensores sem fios, uma porta de ligação e serviços digitais baseados nos próprios algoritmos da Schaeffler.
Na Viterra Magdeburg, as máquinas e as suas unidades de alta criticidade foram equipadas com sensores OPTIME. Atualmente, existem 33 sensores a monitorizar estas máquinas, p. ex., motores ou bombas na fábrica de óleo.
A solução de monitorização é também utilizada em zonas potencialmente explosivas. Os sensores OPTIME 5 Ex estão classificados para atmosferas potencialmente explosivas para Ex-Zone 1/21 de acordo com os certificados ATEX/IECEx. Na Viterra Magdeburg, estes sensores são utilizados para monitorizar dois separadores, uma bomba Ex e dois sensores instalados num “extrator”.
Nos primeiros 10 meses de utilização, foram evitadas duas paragens não programadas. O estudo de caso apresentado abaixo mostra como o departamento de manutenção foi devidamente alertado para uma falha.
Estudo de caso: Mensagem de alarme de danos no motor
Em outubro de 2022, a equipa de manutenção recebeu uma mensagem de alarme no acionamento da rosca alimentadora de uma máquina de prensagem final. A equipa de manutenção fez uma medição manual para confirmar que o problema era um dano no motor, pelo que a substituição do motor foi agendada para a próxima paragem programada. Entretanto, o sistema de monitorização forneceu à equipa uma visão geral do estado da rosca alimentadora em todos os momentos, o que permitiu atuar em conformidade no caso de ocorrência de uma rápida deterioração.