Customer Success Story
Poupa tempo, reduz custos e evita acidentes
A montagem de rolamentos em prensas de rolos é um desafio que a equipa de manutenção da fábrica de cimento Batisöke, perto de Izmir, na Turquia, enfrenta regularmente. Os métodos convencionais, como o banho de óleo ou o maçarico, são demorados, dispendiosos e implicam um elevado risco de acidentes de trabalho. Por isso, o fabricante de cimento procurou uma solução alternativa. A sua escolha: o sistema de indução com tecnologia de média frequência.
O resultado: mais de 85% de poupança de tempo durante os trabalhos de manutenção.
Benefícios
Mais possibilidades: adequado para montagem e desmontagem térmica também para peças grandes.
Mais flexibilidade: escolha entre indutores flexíveis e fixos.
Mais sustentabilidade: processo de aquecimento energeticamente eficiente.
Mais mobilidade: o MFT vai para a peça de trabalho e não o contrário.
Aumento da eficiência: custos mais baixos e maior produtividade, sem desgaste mecânico da ferramenta.
Mais segurança: para o homem e para a máquina.
Desafio
Solução
A Schaeffler Turquia recomendou a utilização da tecnologia de média frequência (MFT) uma solução inovadora e amiga do ambiente e inovadora que aquece os rolamentos de rolos de uma forma energeticamente eficiente.
O cliente decidiu alugar um sistema de indução MFT da Schaeffler e encomendou o respetivo serviço de montagem da Schaeffler para efetuar os trabalhos. Em primeiro lugar, o anel exterior dos rolamentos foi aquecido através da fixação do indutor ao anel exterior. De seguida, aqueceu-se o anel interior, fixando o indutor ao anel interior. O rolamento foi inserido no eixo. Para o efeito, foi utilizada a ferramenta de transporte e montagem da Schaeffler. Esta ferramenta impede a oscilação dos anéis interior e exterior.
O especial
Informações técnicas
Unidades de indução com tecnologia de média frequência
As unidades de indução com tecnologia de média frequência são adequadas não só para a montagem térmica, mas também para a desmontagem. Também podem ser utilizados para aquecer componentes muito grandes e pesados.
Cada unidade é composta por um gerador e um indutor que é posicionado na peça. É utilizado um indutor rígido ou flexível, conforme necessário. Dependendo da aplicação, os indutores flexíveis podem ser montados no anel interior ou exterior da peça. São adequados para aquecer anéis interiores de rolamentos ou componentes de grandes dimensões.
Os indutores rígidos são particularmente adequados para a produção em série. Aqui, a flexibilidade é menos prioritária do que tempos de preparação curtos e um elevado nível de fiabilidade do processo.
Transfira
Contacto