Coroas rotativas
As coroas rotativas são geralmente rolamentos de esferas ou de rolos de grandes dimensões e com uma capacidade de carga muito elevada, tendo sido especialmente concebidas para movimentos oscilantes e movimentos rotativos lentos.
Estes rolamentos são, na sua maioria, montados na posição horizontal e utilizados para absorver cargas axiais e grandes momentos de viragem. São produzidas cargas radiais apenas de forma subordinada. Em geral, os anéis de rolamento são aparafusados diretamente nas partes imediatas da construção anexa.
O anel interno ou externo pode ser fornecido com dentado para facilitar as soluções de acionamento.
Normalmente, as coroas rotativas suportam cargas enquanto absorvem movimentos de rotação ocasionais, deslocações basculantes lentas, rotações lentas ou quando estão em repouso, e são basicamente dimensionadas de acordo com a sua capacidade de carga estática.
Estes rolamentos são utilizados como suportes em escavadoras (neste caso, como elemento de ligação entre a estrutura superior e inferior), em gruas (p. ex., como rolamentos basculantes azimutais), na energia eólica para a regulação de pás e torres e em muitas outras áreas da construção de máquinas de grande tonelagem. As coroas rotativas são utilizadas em aplicações que envolvem cargas elevadas e, portanto, exigem uma alta segurança operacional.
As coroas rotativas de alta precisão de pequenas dimensões são também utilizadas em robots e em acionamentos de robots.