Vedações
As vedações de contacto e as vedações sem contacto protegem o rolamento contra a penetração de poeiras e sujidades e impedem a saída de lubrificante do rolamento.
Em geral, as vedações de contacto permanecem em contacto com a borda cilíndrica retificada do anel interno sob força de contacto radial, ou são guiadas por fricção contra uma ranhura no anel interno. A força de contacto precisa de ser reduzida para evitar um aumento excessivo do binário de fricção e da temperatura.
As vedações de contacto oferecem um melhor efeito de vedação do que as vedações sem contacto (vedações de passagem estreita). Um coeficiente de fricção mais elevado da vedação de contacto acaba por produzir temperaturas mais elevadas no rolamento, o que limita a velocidade do mesmo.
Uma vedação de baixa fricção das posições de rolamento pode ser eficazmente obtida com um pequeno espaço de construção radial, como ocorre nas posições de rolamento com rolamentos de agulhas, se forem utilizados anéis de vedação G, GR e SD. Os referidos anéis de vedação podem ser utilizados individualmente ou numa disposição dupla.
Os anéis de vedação de lábio simples GR são apropriados para diâmetros de eixo até 7 mm como padrão e incorporam uma armação metálica externa para aumentar a sua rigidez.
Os anéis de vedação de lábio simples G foram concebidos para diâmetros de eixo de mais de 8 mm e incorporam uma armação interna de aço revestido a borracha com um perfil externo ondulado para conferir um maior rigidez.
Os anéis de vedação de lábio duplo SD têm um lábio de vedação e um lábio de proteção que atuam contra a penetração de poeiras e sujidades e evitam fugas de lubrificante.