Rolamentos autocompensadores de esferas
Nos rolamentos autocompensadores de esferas, duas ranhuras existentes na pista de rotação do anel interno suportam duas carreiras de elementos rolantes. A forma da pista de rotação do anel externo é esférica-côncava. A gaiola combina as duas carreiras de esferas e o anel interno para constituir uma unidade que pode ser auto-alinhada em relação ao anel externo.
Graças à pista de rotação esférica-côncava do anel externo, os rolamentos autocompensadores de esferas são capazes de tolerar erros de alinhamento entre o eixo e a chumaceira, bem como deflexões dos eixos. Em resultado disso, podem compensar defeitos angulares estáticos e dinâmicos dentro de certos limites angulares num sistema de eixos rotativos.
São sobretudo utilizados em aplicações como podem ser máquinas agrícolas, equipamentos de transporte, máquinas simples de processamento de madeira e em ventiladores.
Os rolamentos autocompensadores de esferas são uma opção mais adequada para velocidades mais elevadas, devido ao seu contacto pontual, do que os rolamentos autocompensadores de uma carreira de contacto linear. Estes rolamentos funcionam de forma mais silenciosa e a temperaturas mais baixas do que os rolamentos com características específicas comparáveis.