Customer Success Story
Com as soluções da Schaeffler concebidas para a indústria alimentar
O nosso cliente AROL S.P.A. dedica-se ao fabrico de sistemas de fecho para recipientes utilizados na indústria alimentar, de bebidas e de embalagens, bem como noutros setores. Mais de 700 sistemas, concebidos especificamente para clientes, são produzidos por ano pela AROL, o que a torna a maior especialista mundial em tampas de garrafas, frascos, dispensadores, potes e outros recipientes feitos de vidro, metal e uma ampla variedade de plásticos. Há mais de 25 anos que esta empresa italiana confia nos rolos-guia com munhão INA KR-PP e noutras soluções de rolamentos da Schaeffler concebidas para a indústria alimentar.
Vantagens
Otimização do perfil da superfície externa do anel externo
Vedações otimizadas em ambos os lados
Fácil montagem por meio de casquilhos sextavados em ambos os lados
Máximo tempo de funcionamento
Desafios
Os sistemas de fecho da AROL para alimentos, bebidas, vinhos, bebidas espirituosas, produtos químicos, produtos para o lar e cuidados pessoais precisam de funcionar com fiabilidade em condições difíceis e no modo de funcionamento contínuo. Frequências de até 100.000 unidades por hora e ciclos de limpeza regulares utilizando meios agressivos exigem componentes extremamente robustos com a máxima eficiência e estabilidade. Para além disso, é necessário garantir a conformidade com as rigorosas normas de higiene próprias da indústria alimentar. Por sua vez, os requisitos aplicados às soluções de rolamentos instaladas nos sistemas de fecho são igualmente elevados.
Durante o processo de tamponamento, o movimento linear das cabeças de tamponamento é realizado por meio de um came rotativo que atua sobre os rolos-guia com munhão. As condições cinemáticas requerem rolos-guia com munhão para reduzir a pressão e a tensão na pista de acasalamento e para prolongar a vida útil dos sistemas. Outro requisito essencial é que todos os rolamentos precisam de ser vedados de forma fiável para evitar a penetração de partículas e a perda de lubrificante.