Customer Success Story
A Pilbara Iron, membro do Grupo Rio Tinto, é um gestor global de ativos que explora e efetua a manutenção de instalações de mineração, ferroviárias e portuárias no noroeste da Austrália Ocidental. O Dampier Port Operation consiste em dois terminais de carga de navios, cada um deles equipado com dispositivos de descarga de comboios, de empilhamento de minério, de mistura de minério e carregamento de navios.
Vantagens
Com a utilização dos rolamentos bipartidos autocompensadores de rolos FAG, os tempos de paragem são reduzidos em 36 horas, o que corresponde a uma poupança de 40.000 euros. Além disso, o cliente beneficia-se de uma poupança a longo prazo em termos de manutenção, uma vez que, com a utilização dos rolamentos bipartidos autocompensadores de rolos FAG, a substituição do rolamento pode ser mais fácil e mais rápida no futuro.
Desafios
Solução
Particularidades do projeto
A gama de rolamentos bipartidos autocompensadores de rolos FAG permite à indústria pesada, seja ela indústria de mineração, metalúrgica, de pasta e papel ou de cimento, reduzir os tempos de paragem da produção. Além disso, estes rolamentos permitem simplificar a montagem e reduzir os custos de manutenção.
Poupanças
Considerando os custos adicionais de um rolamento bipartido autocompensador de rolos FAG, bem como os custos menores de mão de obra de um instalador (39 euros/hora), as poupanças mínimas conseguidas com a substituição de cada rolamento são mostradas abaixo:
Poupanças mínimas
Informações técnicas
Posição do rolamento
Eixo de transmissão
Lubrificação com massa lubrificante
Chumaceira de apoio SGC
Velocidade: 5,5 r.p.m.
Informações técnicas sobre a solução
Foram utilizados os seguintes rolamentos e chumaceiras FAG:
Rolamento fixo:
Chumaceira BND3160-Z-T-AF-S
Rolamento autocompensador de rolos 23160-B-MB padrão
Rolamento livre:
Chumaceira Z-144899.02.SGC3084-Z-BF
Rolamento autocompensador de rolos 23084-B-MB padrão
Substituição por rolamento bipartido:
Rolamento bipartido autocompensador de rolos Z-536955.PRL