Rolamentos com isolamento elétrico
Proteja o seu sistema com rolamentos com revestimento isolante de corrente
Independentemente de os motores ou geradores elétricos serem utilizados no setor ferroviário, no setor da energia eólica ou em aplicações industriais, a passagem de corrente sempre representa um risco para os rolamentos em inúmeras aplicações. Em condições desfavoráveis, isto acaba por causar danos nas pistas de rotação e nos elementos rolantes, o que resulta numa degradação mais rápida da massa lubrificante e, consequentemente, numa falha prematura e imprevista de um motor ou gerador. De acordo com a estrutura do sistema, as unidades de acionamento também podem ser afetadas pela passagem de corrente.
Como fornecedor líder de soluções de rolamentos, podemos oferecer a si uma experiência muito abrangente e uma vasta gama de produtos para soluções de rolamentos com isolamento de corrente. Saiba mais sobre os nossos novos rolamentos com revestimento isolante de corrente Insutect A e os nossos rolamentos híbridos.

A passagem de corrente através dos rolamentos
Como a passagem de corrente acaba por produzir danos nos rolamentos?
Nos últimos anos, a utilização de conversores de frequência tem vindo a se tornar cada vez mais significativa na indústria. Isto é devido às suas inúmeras vantagens, como o controlo mais preciso da velocidade dos motores de acionamento elétrico e melhorias em termos de eficiência energética e de aumento da produtividade.
Contudo, os conversores de frequência também geram correntes parasitas indesejadas no motor, que podem passar através dos rolamentos. Se uma tensão elétrica for aplicada entre o anel externo e o anel interno de um rolamento, isto pode resultar na passagem de corrente e produzir danos nos lubrificantes ou massas lubrificantes, elementos rolantes e pistas de rotação.
A utilização de rolamentos com revestimento isolante de corrente pode contribuir para prevenir possíveis falhas prematuras em acionamentos elétricos, permitindo, portanto, evitar trabalhos de reparação e os custos derivados da interrupção da atividade produtiva.
Soluções de rolamentos com isolamento de corrente
Como evitar danos no futuro?
De forma geral, a eliminação total das causas das tensões elétricas sobre os rolamentos é uma tarefa muito difícil. Porém, é possível evitar danos nos rolamentos se a passagem de corrente puder ser significativamente reduzida ou bloqueada. Para proteger os rolamentos contra correntes parasitas, a Schaeffler concebeu rolamentos com uma camada otimizada de óxido de alumínio (série J20G) e rolamentos híbridos com elementos rolantes de cerâmica, identificados pelo prefixo HC, os quais estão disponíveis no seu portfólio de produtos. Encontre a solução mais apropriada para a sua aplicação.

Rolamentos com revestimento isolante Insutect A
Os rolamentos Insutect A oferecem um isolamento elétrico e uma proteção de alto nível. A superfície exterior do anel interno e do anel externo é revestida com uma espuma de óxido de alumínio isolada, que é depositada nas superfícies dos rolamentos por meio de projeção de plasma. Para diversas aplicações, os rolamentos com revestimento isolante de corrente Insutect A constituem a solução mais económica.
Rolamentos híbridos
A Schaeffler recomenda os rolamentos híbridos (prefixo HC) para aplicações submetidas a cargas elétricas especialmente elevadas. Graças aos seus elementos rolantes de cerâmica, estes rolamentos são capazes de assegurar a melhor proteção possível contra a passagem de corrente.

Somos o seu parceiro preferencial e de confiança para quaisquer questões que possa ter sobre isolamento de corrente
Não postergue decisões importantes relativas ao isolamento de corrente.
Deposite a sua confiança na nossa vasta experiência e proteja o seu investimento.
Permita que os nossos especialistas o aconselhem!

Recomendações gerais de utilização dos nossos rolamentos com revestimento isolante de corrente
Como encontrar o rolamento certo para a sua aplicação?
O rolamento certo para uma aplicação depende de diversos fatores. Para assegurar uma redução fiável e otimizada dos danos causados pela passagem de corrente, é necessário compreender todo o sistema elétrico, e o sistema de ligação à terra, a condução de corrente e o isolamento do rolamento devem ser perfeitamente compatíveis entre si. No caso dos rolamentos, a recomendação seguinte é geralmente válida:
Dimensões do rolamento (diâmetro externo) |
Aplicações padrão (p. ex., motores elétricos industriais) |
Aplicações com requisitos aumentados (p. ex., motor de tração para veículos ferroviários, gerador para turbinas eólicas) |
---|---|---|
< 120 mm |
![]() Rolamentos híbridos |
![]() Rolamentos híbridos |
120 mm - 240 mm |
![]() Insutect A J20GA |
![]() Insutect A J20GB |
> 240 mm |
![]() Insutect A J20GI |
![]() Insutect A J20GB, J20GI Soluções adicionais sob pedido |